19 de Septiembre de 2018
Portal Educativo de las Américas
  Idioma:
 Imprima esta Página  Envie esta Página por Correo  Califique esta Página  Agregar a mis Contenidos  Página Principal 
¿Nuevo Usuario? - ¿Olvidó su Clave? - Usuario Registrado:     

Búsqueda



Colección:
La Educación
Número: (115) II
Año: 1993

RESUMO
A maioria das ilhas do Caribe de língua inglesa apóiam-se consideravelmente no turismo e na agricultura para impulsionar o desenvolvimento econômico. Ambas as “indústrias” dependem de uma gestão sustentada dos recursos naturais. Isto implica uma análise da educação que promova atitudes positivas com relação ao meio ambiente e que se traduza em ação positiva para manter a integridade da base de recursos naturais da região.

As abordagens tradicionais sobre educação formal e o meio ambiente não atingiram um alto nível de mudança do comportamento.  Entretanto, estratégias inovadoras impulsionadas por organizações não-governamentais e grupos de base estão começando a produzir resultados positivos. Campanhas bem-sucedidas para salvar a fauna em perigo, aumento de grupos e organizações voluntárias orientados para a conservação que procuram proteger e melhorar o meio ambiente, aumento de materiais para intensificar a conscientização e a participação de meios não-tradicionais, todos estes elementos comprovam a direção positiva que imprime a educação sobre o meio ambiente.

Os impactos negativos de programas de ajustamento estrutural sobre a infra-estrutura tradicional e a ausência de uma ética ambiental e decisão política colaboram para manter marginalizada a educação sobre o meio ambiente.